O bloqueio pode apresentar dupla finalidade: confirmar em que local da coluna a dor se encontra e promover o alívio da dor para que o paciente possa fazer Fisioterapia e se reabilitar.
Um bloqueio facetário envolve a injeção de um medicamento na articulação ou ao redor do nervo que vai para a articulação facetária. Em um bloqueio diagnóstico, um anestésico local é usado para determinar se a área injetada está causando a dor. Em alguns casos, um corticoide também é injetado.
O que são as articulações facetárias?
As articulações facetárias unem os ossos da coluna (as vértebras) na parte posterior da coluna. Duas articulações facetárias estão presentes em cada segmento da coluna. As articulações são importantes para restringir o movimento da coluna cervical e lombar. Elas permitem movimentos de torção, flexão e extensão.
As articulações facetárias são nomeadas para os ossos da coluna vertebral que eles conectam. Por exemplo, no pescoço (coluna cervical), as articulações entre Cervical 5 e Cervical 6 são chamadas de C5-C6; se for na coluna lombar, são representadas pela letra “L”, como por exemplo, L4-L5.
As articulações facetárias são possíveis fontes de dor no pescoço (cervical), no meio das costas (torácica) e na região lombar (lombar). Um pequeno nervo que se ramifica de um nervo espinhal é responsável por captar a sensação de dor na articulação facetária. Os efeitos do envelhecimento e lesões traumáticas podem danificar as articulações facetárias e são a principal causa da dor nas costas conhecida como Síndrome Facetária.
Como é feito o procedimento?
Geralmente, o paciente fica deitado de barriga para baixo e recebe um sedativo pela veia. A infiltração é realizada em uma sala de cirurgia usando fluoroscopia (raio-x) para garantir a colocação adequada da agulha e para aumentar a segurança.
À medida que você se recupera do procedimento, você pode sentir alguma dor no local das injeções e uma bolsa de gelo pode ser colocada para alívio temporário desse desconforto.
Se for usado corticoide ao redor da articulação facetária, pode levar de 3 a 7 dias para fazer efeito. Se a injeção não aliviar a dor, a articulação facetária pode não ser a fonte de sua dor.
O paciente fará o acompanhamento com o médico na próxima consulta (geralmente dentro de uma semana) para determinar se procedimentos adicionais podem ser necessários para um alívio mais longo da dor.
Quais são os riscos potenciais?
Como em qualquer procedimento invasivo, existe o risco de infecção e sangramento no local da injeção. Muito raramente podem ocorrer danos.
Quais são os benefícios esperados deste tratamento?
O alívio da dor deve ser observado imediatamente após o procedimento. Pode durar apenas a duração do anestésico local (4-6 horas). Em alguns pacientes, o corticoide injetado pode diminuir a dor por um período de tempo prolongado. É comum sentir dor localizada no local da punção da agulha. Geralmente, uma compressa gelada é necessária no pós operatório na área das injeções.
O que acontece após um bloqueio facetário?
Se o paciente melhorar da dor (a maioria melhora), poderá seguir para reabilitação com Fisioterapia e medicamentos. Caso não melhore da dor, ou não seja uma melhora duradoura, deve retornar rapidamente para seu médico para verificar se outro procedimento será necessário. Ocorrendo melhora, é um indício de que o paciente está apto a realizar uma rizotomia de facetas.