A rizotomia, também chamada de ablação por radiofrequência (ou RFA) é um procedimento usado para reduzir a dor. Uma corrente elétrica produzida por uma onda é usada para aquecer uma pequena área do tecido nervoso (geralmente o nervo do ramo medial dorsal de uma articulação facetária) que interrompe a capacidade dos nervos de enviar sinais dolorosos ao cérebro e à medula espinhal.
Quais condições são tratadas com a rizotomia?
A rizotomia pode ser usada para ajudar pacientes com dor lombar, na parte média das costas e no pescoço crônica (de longa duração) decorrente de disfunção miofascial, artrite e outras condições dolorosas que afetam as articulações.
Quanto tempo dura o alívio da dor?
O grau de alívio da dor varia, dependendo da causa e da localização da dor. O alívio da dor com RFA pode durar de seis a doze meses e, em alguns casos, o alívio pode durar mais de 2 anos.
Como funciona o procedimento?
A rizotomia é realizada na sala de procedimentos por meio de fluoroscopia (raio-x). A sedação pode ou não ser usada para este procedimento. O paciente é posicionado na mesa de cirurgia, de bruços, e as articulações a serem tratadas são identificadas através dos raios-x.
Limpa-se a pele e um medicamento anestésico (anestésico local) é injetado ao redor das articulações a serem tratadas. Um microeletrodo é então inserido através da agulha para iniciar o processo de estimulação. Com o eletrodo na posição correta, é aplicada uma onda de radiofrequência que aquece o tecido e destrói o nervo articular.
Durante o procedimento, o médico perguntará se você consegue sentir uma sensação de formigamento ou batida no pescoço ou nas costas. O objetivo do processo de estimulação é ajudar o médico a determinar se o eletrodo está na área ideal para o tratamento.
Uma vez verificada a colocação da agulha e do eletrodo, uma pequena corrente de radiofrequência é enviada através do eletrodo para o tecido circundante, fazendo com que o tecido aqueça. Você não deve sentir desconforto durante a parte de aquecimento do procedimento.
O que acontece após a rizotomia?
Você ficará em uma sala de recuperação para observação, onde uma enfermeira verificará sua pressão arterial e pulso. Um curativo será colocado sobre o local da injeção. Alguém deve te levar para casa.
A rizotomia é segura?
O procedimento provou ser uma maneira segura e eficaz de tratar algumas formas de dor. Também é geralmente bem tolerado, com muito poucas complicações associadas. Existe um pequeno risco de infecção e sangramento no local de inserção. O seu médico pode aconselhá-lo sobre o seu risco específico.
Quais são os riscos potenciais de uma rizotomia?
Como em qualquer procedimento invasivo, existe o risco de infecção e sangramento no local da injeção. Muito raramente podem ocorrer danos nos nervos.
Você também poderá sentir os seguintes efeitos:
- Dormência nas pernas: se você tiver alguma dormência nas pernas, ande apenas com ajuda. Isso deve durar apenas algumas horas e é devido à anestesia local administrada durante o procedimento.
- Leve desconforto nas costas: pode ocorrer quando o anestésico local passa e geralmente dura dois ou três dias, se ocorrer. Aplique gelo na área no dia do procedimento e calor úmido no dia seguinte se o desconforto persistir. Você também pode usar seus medicamentos habituais para a dor.
Quem não pode realizar a rizotomia?
Indivíduos com condições na coluna que têm indicação de cirurgia convencional (artrodese).
Como me preparo para a rizotomia?
Para se preparar para o tratamento de ablação por radiofrequência, você deve tomar alguns cuidados, incluindo:
- Não coma nem beba nas seis horas seguintes ao seu procedimento;
- Se você tem diabetes e usa insulina, deve ajustar a dosagem de insulina no dia do procedimento. Traga seu remédio para diabetes para que possa tomá-lo após o procedimento;
- Continue a tomar todos os outros medicamentos com um pequeno gole de água. Traga todos os medicamentos com você para que possa tomá-los após o procedimento. Por favor, note: Não descontinue qualquer medicamento sem primeiro consultar o seu médico principal ou de referência;
- Você precisará trazer alguém com você para levá-lo para casa após o procedimento. Você não deve dirigir ou operar máquinas por pelo menos 24 horas após o procedimento.